1ª Noite do Centro Histórico do Rio Grande

Na noite desta quinta (10), das 18h às 24h, o Centro Histórico do Rio Grande receberá iluminação cênica, os museus no entorno da Praça Xavier Ferreira permanecerão abertos. Enquanto isso, o prédio da Receita Federal – antiga Alfandega – receberá exposições de museus localizados fora da área central, e um ônibus de turismo levará o público até o Museu Oceanográfico e Antártico. Além disso, inúmeras outras atividades foram especialmente preparadas para essa noite especial.
Ao todo, 15 museus e acervos estarão participando do evento, que terá entrada franca e contará com muita música e dança, dentro e fora dos museus. Ao que tudo indica, quem sair de casa para conferir a 1ª Noite do Centro Histórico do Rio Grande terá uma grata experiência sensorial.
ORGANIZAÇÃO
A realização do evento ficou a cargo do gabinete da vereadora Lu Compiani (PMDB) – proponente da 1ª Noite do Centro Histórico –, contando com o apoio do Executivo Municipal e dos Museus da cidade.
O chefe de gabinete da vereadora Lu Compiani, Alan Bastos, é também o coordenador da 1ª Noite do Centro Histórico do Rio Grande e explica que a vereadora trouxe a ideia da Noite dos Museus, que aconteceu em maio em Porto Alegre.
“Ela se inspirou na noite que aconteceu lá e a gente pensou em fazer aqui no Centro Histórico. Nesta 1ª Noite, organizamos tudo, com o apoio da prefeitura, mas esperamos que, no próximo ano, a prefeitura se empodere dessa organização, pois queremos que este evento tenha continuidade”, disse Bastos.
ENTORNO DA PRAÇA
No entorno da praça Xavier Ferreira, será possível visitar os museus da Cidade do Rio Grande – Coleção Histórica e de Arte Sacra, do Porto, Náutico e Navio-museu. Os Museus Oceanográfico e Antártico também fazem parte do evento, e para o deslocamento até eles, será disponibilizado um ônibus, com saída da esquina das ruas General Neto com General Osório, a cada meia hora, indo até os museus e retornando para o Centro Histórico. O trajeto será acompanhando por guias de turismo, que passarão informações aos visitantes.
Já no interior da Praça, próximo ao Chafariz, ocorrerão apresentações de Invernadas, dança e música. Outra atração é o Mercado Público, que estará com seus restaurantes abertos e ainda contará com show musical.
EXPOSIÇÕES PARALELAS
Para quem gosta de carros antigos, acontece uma exposição com diversos modelos, na rua Riachuelo, próximo ao Museu do Porto. Na sala Multiuso da Prefeitura o público poderá conferir a Exposição Orixás; na Praça Xavier Ferreira, a Exposição Um Olhar sobre Rio Grande, de Aldivo Mendes; e no Mercado Municipal, a exposição Anoitecer em Rio Grande, de Mauren Rodrigues.
EXPOSIÇÃO NOITE DOS MUSEUS
No salão Nobre do Prédio da Alfândega – acesso pela rua Marechal Floriano Peixoto –, acontece a exposição Noite dos Museus, que reúne os acervos de museus afastados do centro da cidade. No local, estarão participando os museus da Comunicação, Naval e do CTG Mate Amargo, Memorial do Sport Club São Paulo, Acervo Histórico do Sport Club Rio Grande, Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos, Centro de Memória da Educação, Acervo Histórico da Banda Rossini, Ecomuseu da Picada, Centro Português do Rio Grande e a exposição Nos Trilhos da História.
NAVIO-MUSEU
A noite também oferece uma oportunidade rara de conferir como é por dentro um dos principais navios da Marinha Brasileira, pois a ex-corveta Imperial Marinheiro (V15), também está presente na noite especial. A embarcação foi transformada em Navio-museu e está atracada no cais do Porto Velho, com acesso pelo Museu Náutico, localizado na rua Riachuelo, Armazém 4.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
18h – Banda Marcial Helena Small – Calçadão General Bacelar
18h30min – Banda dos Fuzileiros Navais – Largo Barbosa Coelho (Docas do Mercado)
19h – Violinista Leonardo Soldera – Museu da Cidade do Rio Grande – Coleção Histórica
19h15min – Coral Municipal – Prefeitura Municipal
19h45min – Tenores João Ferreira e Giovane Correa – Museu da Cidade do Rio Grande – Coleção Arte Sacra
20h – Coral da Furg e Bailarina Marina Oliveira – Salão Nobre da Alfândega
20h30min – Banda Rossini – Largo Barbosa Coelho (Docas do Mercado)
21h15min – Banda Marcial França Pinto – Praça Xavier Ferreira
22h – CTG Mate Amargo e DTG Estância de São Pedro – Praça Xavier Ferreira
22h30min – Banda Marcial Dragões de Rio Grande – Museu do Porto