Câmara de Comércio homenageará Marinha do Brasil

No dia 27 de setembro, a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande realiza o jantar comemorativo aos seus 180 anos de atividades na defesa do associativismo e empreendedorismo no município e na região sul. A entidade empresarial, a mais antiga do Rio Grande do Sul, irá celebrar a data realizando uma série de homenagens. Entre as homenageadas está a Marinha do Brasil, que contribui exponencialmente para a segurança portuária e o desenvolvimento da cidade.

O Comando do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil foi fundado em 1946 na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, por ordem do Ministro da Marinha. Em 1983 foi transferido para a Cidade do Rio Grande, onde funciona até hoje. A sede atual foi inaugurada em agosto de 1984. O 5º Distrito Naval tem jurisdição sobre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Rio Grande é a cidade natal do maior herói e patrono da Marinha, Almirante Tamandaré. A logomarca do Museu do 5º Distrito Naval inclui elementos representativos da história da Marinha, como a coroa de Marquês, que evoca Tamandaré, e a âncora, que representa a Marinha. A relação da Marinha, Câmara de Comércio e Cidade do Rio Grande são de longa data e, por isso, ao completar mais uma década, a entidade empresarial presta essa homenagem.

A Câmara de Comércio foi fundada em 26 de setembro de 1844, inicialmente como Praça do Comércio, depois tornou-se Associação Comercial e desde 1919 mantém a denominação atual. A entidade de classe começou a surgir quando os comerciantes do município se reuniram informalmente para dar um teatro à comunidade, o Sete de Setembro, inaugurado em 1832, e para melhorar as condições de atracação no Porto do Rio Grande com a importação de uma draga dos EUA. Na casa do comerciante Antônio Teixeira de Magalhães, à Rua do Peixe, depois Formosa (atual General Osório), foi assinada a ata de fundação, por 224 comerciantes. Desde então, a Câmara de Comércio atuou fortemente nas demandas da comunidade, como a construção dos Molhes da Barra, da criação do superporto, da consolidação da FURG e, mais recentemente, da duplicação da BR-116.

O Jantar comemorativo aos 180 anos da Câmara de Comércio ocorrerá no dia 27 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão Nobre da entidade. Os convites já estão sendo comercializados na secretaria, pelos telefones (53) 3231.2399 e/ou (53) 98405.3187. Sócios da entidade possuem valor diferenciado.

Informações para a Imprensa
André Zenobini (53) 98123.3094