Aeroporto do Rio Grande tem projeto aprovado

A Secretaria de Aeroportos de Aviação informou que o projeto para liberação do Edital de Licitação da Ampliação do Aeroporto em Rio Grande foi aprovado. De acordo, com o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o anúncio reforça a iniciativa do Executivo em articular o andamento do processo, através de diversas reuniões com os Governos Federal e Estadual nos últimos meses.

Segundo Lindenmeyer, na última reunião que teve em janeiro em Brasília, foi informado de que, no próximo mês de maio, será lançado o Edital de Licitação, e o Aeroporto Gustavo Cramer será o primeiro dos 270 terminais brasileiros a ser contemplado com a licitação. 
De acordo com o prefeito, o crescimento do Município nos últimos anos justifica os investimentos na infraestrutura. “Rio Grande tem uma demanda extraordinária, não só pelo Porto do Rio Grande, como também pelos parques industriais da região Sul”, explicou. O prefeito reitera que na próxima semana estará em Brasília, onde tratará de diversos assuntos inclusive do Edital de Licitação do Aeroporto do Rio Grande. 
Conforme informações da Aviação Civil, em três anos e meio haverá cerca de R$ 401,6 milhões em investimentos, nos 40 aeroportos regionais. Outros R$ 378 milhões estão sendo executados no âmbito do Plano de Aviação Regional, o qual prevê melhorias em 270 aeroportos regionais brasileiros. O programa igualmente contém outros objetivos, entretanto o principal é garantir que 95% dos brasileiros tenham um aeroporto a menos de 100 quilômetros. 
O aeroporto rio-grandino terá um novo pátio, com mais de 23 mil metros quadrados e capacidade para operar nove aeronaves simultaneamente. O processo de licitação deverá ser por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com prazo estimado de mais 30 dias, após a publicação do edital. 
Aeroporto Código C3 – Operação por instrumentos IFR diurno/noturno com implantação de VOR, Estação Meteorológica de Superfície, estação de rádio EPTA, PAPI e casa de força; Implantação de novo pátio de aeronaves com 23.784,00m, com posição para até 8 (oito) aeronaves comerciais de grande porte (família Boeing 737 e Airbus 419 e 420);
Implantação de Seção contra incêndio nível 5, de área total 4.148m, sendo 290m de área construída;
Implantação de uma nova pista de táxi com 205,00 metros de comprimento, 4.112m e acostamento de 1.903m;
Estacionamento de veículos para 206 vagas com 5.562m;
E terminal de passageiros com 3.188m.