Câmara de Comércio comemorou 172 anos em alto estilo

Autoridades e lideranças da região e do estado, dentre elas o senador Lazier Martins e a presidente da Federação das Associações Comerciais do RS (Federasul), Simone Leite, prestigiaram o jantar comemorativo realizado nesta sexta-feira, 23, alusivo aos 172 anos da Câmara de Comércio, cujo aniversário transcorre em 26 de setembro. Inicialmente, os convidados conheceram o Salão da Memória, coordenado por Helena Portella, juntamente com Grazielli Lilja e Lílian Lemos, que apresenta documentação da entidade, projeto de construção dos Molhes da Barra e o quadro que retrata o naufrágio do Rio Apa,considerado o maior desastre marítimo do século XIX, pintado pelo artista riograndino Romualdo Gomes Magriço em 1887, e que pertence à Bibliotheca Rio-Grandense.  Saudações O presidente da Câmara de Comércio, Torquato Ribeiro Pontes Netto, em sua saudação, disse que nesses 172 anos o trabalho ininterrupto da entidade é alicerçado no corporativismo e busca fortalecer o empreendedorismo e a livre iniciativa. Lembrou de lutas históricas, como a construção dos Molhes da Barra, e das lutas atuais: “Sem competitividade não vamos avançar na velocidade necessária. Nossa estrutura foi construída na década de 70 e as obras de infraestrutura que se fazem necessárias no município, como a duplicação do lote 4 da BR-392, não são gastos, mas investimentos”. Torquato Netto manifestou pesar pela perda recente do ex-presidente Osvaldo Contreira e do diretor da entidade Sérgio Secchi da Silva. Também manifestou reconhecimento e cumprimentos aos homenageados da noite: “Temos muito o que comemorar, bem como a possibilidade de homenagearmos pessoas que se destacam em nossa comunidade e fazem o mesmo longe de nossa terra”. A presidente da Federasul, Simone Leite, ao se referir ao aniversário da Câmara de Comércio, salientou que “não existe desenvolvimento social, nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, sem geração de riquezas, sem o trabalho de cada um dos empreendedores deste estado e da cidade do Rio Grande. Esta entidade é o combustível para nossos empreendedores seguirem em frente”.  Riograndinos Ilustres A noite comemorativa aos 172 anos da Câmara de Comércio teve como ponto alto as tradicionais homenagens. Inicialmente foram entregues os títulos de Riograndino Ilustre a dois conterrâneos que se destacam em suas atividades fora do município. O cronista social Flávio Mansur recebeu a homenagem do diretor da entidade, Antonio Carlos Bacchieri Duarte. O homenageado lembrou das noites de homenagens que realizou nos salões da entidade e do início de sua carreira em 1985, a convite do diretor do jornal Agora, Germano Toralles Leite. Hoje ele atua no jornal Diário Popular, de Pelotas, em cujas páginas retrata a vida social da região. Mansur referiu-se aos pais Arlindo e Conceição como seus maiores exemplos e disse que “receber essa distinção reafirma que nossos vínculos continuarão sempre ligados à nossa querida terra”. O empresário e Doutor em Ciência da Computação, Marcelo Rita Pias, que desenvolve softwares para empresas, recebeu a homenagem do diretor Wilson Lemes Rackow. Destacou que Rio Grande foi a base de sua trajetória “e continua sendo importante em minha carreira”. Lembrou que foi para Londres, onde “a base adquirida aqui possibilitou que ajudasse 500 mil pessoas do Reino Unido a terem melhores hábitos de vida e que o governo inglês reduzisse em 10% o custo da energia elétrica”. Troféu Câmara de Comércio O presidente da Câmara de Comércio, Torquato Ribeiro Pontes Netto, fez a entrega do Troféu Câmara de Comércio aos dois homenageados. O troféu distingue personalidades que tem atuação em benefício do desenvolvimento do município do Rio Grande. O vice-reitor da Universidade do Rio Grande, Danilo Giroldo, disse que encontrou na FURG a sua vocação. “É uma instituição com excelente qualidade e percebemos o quanto ela está inserida na comunidade”, salientou ele, que não apenas destacou a atual gestão, como também lembrou da convivência com João Carlos Cousin e Ernesto Casares Pinto. Falou das iniciativas importantes da FURG, como o Oceantec e as APLs (Arranjos Produtivos Locais) e da inserção da universidade no contexto regional. “Acreditar é possível. Só depende de nós”, concluiu o homenageado.  Leonardo Vanzin, fundador da Vanzin Serviços Aduaneiros, também recebeu o Troféu Câmara de Comércio. Ele mostrou-se honrado com a homenagem e lembrou que desde pequeno, com oito anos de idade, já sabia que seria empresário e que só faltava descobrir o ramo. Sua segunda certeza na vida veio quando o pai apresentou-o ao porto. “Meu pai foi o melhor professor que poderia ter. Mostrou-me o caminho da honestidade, do comprometimento e a paixão pelo trabalho, porque sem ela não se faz nada bem feito”, declarou o empresário. Após as homenagens foi servido o jantar, que encerrou a noite comemorativa do aniversário da Câmara de Comércio do Rio Grande.  Rio Grande, 26 de setembro de 2016.