Câmara de Comércio participa de lançamento de campanha pela redução do preço dos pedágios na Região Sul

O presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Paulo Bertinetti, participou nesta sexta-feira, 10, ao lado do vice-presidente da entidade, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, do lançamento de uma mobilização pela redução do preço cobrado nas cinco praças de pedágio das BRs 116 e 392, no Sul do Estado. A campanha Pedágios, Reduzir para Crescer foi lançada em uma videoconferência com lideranças políticas e empresariais da região sul, seguida de adesivagem de caminhões.

Paulo Bertinetti, coordenador do Movimento Aliança Rio Grande e presidente da Câmara de Comércio afirmou: “Nós convivemos com esse vetor que encarece as operações de comércio exterior e prejudicam a competitividade do Estado. Aliança Rio Grande e Sindicato dos Terminais Marítimos do RS estão engajados para que tenhamos boas estradas e tarifas justas”.

Em abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu uma auditoria nos contratos de pedágio da região Sul. A inspeção, feita após pedido do deputado estadual Fábio Branco (MDB) e do deputado federal Marcel van Hattem (Novo), concluiu que, se nada fosse feito, o lucro indevido da concessionária poderia chegar a R$ 800 milhões até 2026, ano em que acaba o contrato atual.

Após a auditoria, o TCU determinou à ANTT a revisão dos preços em até 60 dias. O prazo expirava em junho, porém, a ANTT recorreu da decisão. Além disso, a agência reguladora também autorizou nesta quarta-feira novo aumento nas tarifas. A partir deste sábado (11), o valor pago para carros de passeio passará de R$ 12,30 para R$ 12,40. Os preços para os demais veículos também serão reajustados.

A Campanha

Adesivos serão distribuídos aos caminhoneiros e aos motoristas de veículos de passeio que trafegam pela região. Além de conscientizar a sociedade pela importância da revisão de preços, as peças trazem um QR Code que direciona para uma petição online, cujas assinaturas coletadas serão entregues à ANTT.

A campanha é liderada pelo Aliança Rio Grande, Aliança Pelotas, Portos RS, Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas do Rio Grande (Cootracam), Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Rio Grande (Sindicam), Sindicato dos Terminais Marítimos de Granéis, Sólidos Líquidos em Geral, e de Containers no Porto de Rio Grande (Sintermar).

Para assinar a petição basta acessar o endereço bit.ly/pedagiomaisbarato .