Câmara de Comércio sedia reunião da PORTOS RS

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande foi sede nesta terça-feira, 11, de reunião da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul com as principais lideranças empresariais e do setor portuário-industrial do município. Foram debatidos temas como a movimentação de 2019, a dragagem do canal de acesso e as perspectivas para uma nova concepção jurídica de administração dos portos.
O presidente da Câmara de Comércio abriu o encontro abordando a importância de trazer o assunto para o município com maior profundidade, haja vista, a proximidade com o setor portuário. Em sua fala, o presidente Antônio Carlos Bacchieri Duarte ressaltou a importância do Porto do Rio Grande e das obras de infraestrutura como uma dragagem permanente para que não voltem os problemas já superados pela obra atual.
O superintendente dos Portos, Fernando Estima, fez um relato de sua gestão em 2019, ressaltando o compromisso do Governador Eduardo Leite com a competitividade do porto gaúcho. Também apresentou a movimentação do Porto do Rio Grande que ultrapassou 41,3 milhões de toneladas. Bacchieri também questionou a Superintendência sobre os projetos para o desenvolvimento do turismo nos Molhes da Barra. Estima afirmou que são vários os projetos para a relação Porto-Cidade e que os Molhes juntamente com o Projeto Macadar são fundamentais para essa relação.
Por fim, também foi abordada a mudança da autarquia Superintendência dos Portos para empresa pública que deverá ser enviado a Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. Participaram do encontro presidentes de diversas entidades empresariais, diretores da Câmara de Comércio, empresário do setor logístico.