Gianuca participa da reunião de diretoria da Câmara de Comércio

A Câmara de Comércio do Rio Grande realizou reunião de diretoria nesta última segunda-feira, 12, quando diversos assuntos de interesse do setor empresarial foram tratados. Inicialmente o diretor João Nelson Touguinha falou sobre sua participação no 12º Congresso da Federação das Associações Comerciais do RS (Federasul), realizado dias 9 e 10 em Canela, juntamente com o diretor daquela entidade, Renato Lima.O engenheiro Carlos Alberto Jerônimo, da Fertilizantes Piratini, representou a Câmara de Comércio no seminário “Municipalização, construindo um novo paradigma para licenciamento ambiental”, que ocorreu dias 8 e 9 no Cidec-Sul, da Furg, por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e fez um relato do evento, que culminou com a elaboração da Carta do Rio Grande.Também participou da reunião de diretoria o oceanólogo Norton Gianuca, que representa a entidade empresarial no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Ele falou sobre as atividades do órgão e considera que o licenciamento municipal pleno na área poderá facilitar a tramitação de processos, uma vez que as questões poderão ser resolvidas no município.Jantar de aniversárioO presidente da Câmara de Comércio, Torquato Ribeiro Pontes Netto, aproveitou o encontro para comunicar aos diretores uma nova atração do jantar comemorativo aos 172 anos de existência da entidade. Será um quadro que faz alusão ao naufrágio do navio Rio Apa, considerado o maior desastre marítimo do século XIX e que aconteceu durante temporal na costa do Rio Grande. Ele estará exposto no Salão da Memória, no 4º andar do edifício da Câmara de Comércio, e por onde os convidados entrarão, antes de se dirigirem para o jantar no Salão Nobre, dia 23 de setembro. Torquato Pontes Netto adiantou que o Salão da Memória da Câmara de Comércio funcionará de forma permanente.No jantar de aniversário será entregue o Troféu Câmara de Comércio ao vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo e ao fundador da Vanzin Serviços Aduaneiros, Leonardo Vanzin. Os homenageados com o título de Riograndinos Ilustres serão o cronista social Flávio Mansur e o empresário e Doutor em Ciência da Computação, Marcelo Rita Pias. Os interessados em participar do evento deverão confirmar presença até o dia 16 de setembro, pelo fone 3231-2399. O jantar terá o custo de R$ 150 por pessoa, sendo que associados pagarão R$ 100.