Jantar da Câmara de Comércio marcado por muita emoção

Aconteceu nesta sexta-feira, 22 de setembro, o jantar festivo em comemoração ao aniversário de 173 anos de Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O presidente da entidade, Antônio Carlos Bachieri Duarte, e sua diretoria recepcionaram personalidades municipais e regionais, além de autoridades civis e militares. O evento foi marcado por muita emoção e homenageou quatro pessoas que destacam-se no cenário local, regional e nacional.

“Foi através dessa Casa que iniciou a história do associativismo gaúcho. A ideia do associativismo foi um sucesso visto que no primeiro ano já tivemos mais de 200 associados constituindo a Praça do Comércio, que hoje é nossa Câmara de Comércio, a primeira do Estado do Rio Grande do Sul”, salienta o presidente da entidade, Antônio Carlos Bacchieri Duarte. Ainda segundo ele, a entidade está envolvida em diversas frentes de lutas regionais como o lote 4 da BR-392, da dragagem do Porto do Rio Grande, soluções para Santa Casa e também para uma ligação mais eficiente à São José do Norte.

A presidente da Federasul, Simone Leite, compareceu ao evento e também fez sua fala: “observando a história do associativismo no Rio Grande do Sul vemos que Rio Grande teve sua grande contribuição. Reconhecimento é combustível para que pessoas sigam em frente e é com muito orgulho que estamos aqui hoje para homenagear esses cidadãos ilustres que muito contribuíram para o Estado e país”, afirma ela. Sobre o momento atual da economia e política da nação ela foi afirmativa: “em cada um de nós está plantado uma sementinha de engajamento cívico. Precisamos sair de trás de mesa e lutar para novos resultados”, concluiu ela.

Homenagens

Durante a noite foram realizadas quatro homenagens. O primeiro homenageado como Riograndino Ilustre foi o empresário e professor Carlos dos Santos Valério. “Eu estudei no Colégio São Francisco e passei minha juventude no Regatas, sou rio-grandino da gema com muito orgulho. Toda minha vida fui professor e administrador na área educacional. Essa vivência me permite fazer algumas reflexões, uma delas é de que as crianças não estão preparadas para a vida, para enfrentar as diversas situações que lhe são apresentadas. A família deve estar presente e reagir”, conclui.

O segundo Riograndino Ilustre homenageado foi o jornalista Marcelo Cosme, destaque do jornalismo político na GloboNews. “Essa é uma oportunidade de fazer alguns agradecimentos, ao meu pai e minha mãe já que eles não medem esforços para que possamos viver a vida que escolhemos. Meu pai sempre disse que o que ele me deu é aquilo que ninguém pode nos tirar, os estudos. Outro agradecimento que preciso destacar é a Julieta Amaral, foi ela que me ensinou os primeiros passos na profissão. Sobre a cobertura do jornalismo político, continuem assistindo e tudo isso serve para que a gente aprenda a votar melhor. Um recado é que vendo tudo isso, precisamos cuidar do nosso voto como cuidamos da educação”, concluiu ele.

O primeiro Troféu Câmara de Comércio entregue foi ao diretor superintendente da Refinaria Riograndense, Hamilton Romanatto Ribeiro. “Meus colegas de Refinaria são parte muito importante dessa homenagem que hoje recebo. Esta casa tem um rico histórico de trabalho em prol dessa cidade e Estado, sinto-me honrado por receber essa distinção. Quero destacar as relações com a sociedade, que elas estão sustentadas em um principio básico de que qualquer empresa só garante a sua existência através de uma concessão da sociedade, ela tem que atender ao interesse da sociedade”, afirma ele.

Por fim, Mauro Meirelles Leite, sócio-proprietário da Vetorial Net, também recebeu a distinção Troféu Câmara de Comércio. “Me emociona estar aqui hoje não só pela homenagem mas pelo impacto de vermos todos os desafios superados. Gostaria de deixar uma mensagem nessa noite, sobre empreender. Esse é um dos mais importantes fatores de sucesso para essa região. Precisamos retomar a crença de que é possível e somos responsáveis por fazer a diferença”, conclui ele.

O jantar teve o patrocínio de Supermercados Guanabara, Supercargo, Yara Brasil, Tecon Rio Grande, Abrão Despachos Aduaneiros, Agência Marítima Orion, Comercial Buffon, Hotéis Villa Moura, Tranships Brasil, Torquatto Pontes Pescados, UPF Engenharia e Unimed Litoral Sul. “Foi uma grande honra receber tantos amigos nesse prédio histórico que reflete a força e a luta do associativismo gaúcho”, encerra o presidente da Câmara de Comércio, Antônio Carlos Bacchieri Duarte.

André Zenobini – Assessoria Imprensa Câmara de Comércio RG