Marco Saravalle debate economia global no Tá em Pauta

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25, a edição de julho da reunião-almoço “Tá em Pauta” organizado pela Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O evento recebeu Março Saravalle, estrategista de renda variável da XP Investimentos, que abordou o tema “Cenários econômico e político e seus investimentos em 2018”. O evento é uma parceria da entidade com o Grupo RBS.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte abordou os desafios do ano de 2018 para a região sul, as lutas já travadas e falou da importância da tomada de decisão consciente para o voto neste ano eleitoral. “A palestra de hoje é extremamente importante neste ano eleitoral para que possamos saber o que fazer após as eleições. Precisamos falar do lado econômico da gestão de nosso país”, afirmou Bacchieri.

O palestrante, Marco Saravalle, trabalha há mais de 14 anos no mercado financeiro e é analista de investimentos certificado (CNPI) desde 2008. Atualmente é membro do comitê de Educação da CVM e consultor para o Conselho de Supervisão do Analista e também colunista da Revista Novarejo. Ele iniciou sua palestra abordando a política econômica dos Estados Unidos que acaba gerando consequências na economia global, entre elas, a política de taxação de Donald Trump e também as taxas de juros se elevando naquele país.

“O dólar independente do cenário já está em um novo patamar e não é a eleição que irá influenciar. O patamar de R$3,70 veio para ficar, até ao final do ano”, afirma o palestrante. Ainda no cenário internacional, ele trouxe informações da Europa, principalmente, no papel da França para a manutenção da força da zona do euro. Quanto a China, ele afirma “estão crescendo acima das projeções”.

Brasil

“O Brasil precisa parar de piorar pois os países que são nossos pares estão andando para trás. Se pararmos de piorar já estamos um passo à frente de nossos pares”, afirma. Outro ponto positivo que Marco apresenta é o fato de o Brasil passar a apresentar suas concorrências em editais divulgados em três língua: português, inglês e espanhol. “Isso é segurança jurídica e precisamos disso”, afirma. Por fim, ele falou sobre o cenário eleitoral: “é a primeira vez que estamos há 74 dias e não sabemos os candidatos. Esse ano tem o fator das redes sociais mas não são elas que decidirão o resultado”, conclui.

A reunião-almoço “Tá em Pauta“ recebe mensalmente personalidades para tratar sobre temas de interesse da sociedade e dos associados. São patrocinadores do evento: Refinaria Riograndense, Sintermar, Guanabara, Tecon, Vetorial e Yara.

André Zenobini