Pedágio tem novos valores a partir de domingo

Foram aprovadas, na semana passada, a 13ª Revisão Ordinária e a 9ª Revisão Extraordinária das tarifas básicas de pedágio das BRs 116 e 392 (complexo rodoviário Polo Pelotas), exploradas pela Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A. (Ecosul). A informação foi divulgada pela própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a qual realiza o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Conforme informações da ANTT, essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio.

Os novos valores passam a valer a partir da 0h do próximo domingo, 1º de janeiro de 2017, e são válidos para as praças de pedágio de Retiro, Capão Seco, Glória, Pavão e Cristal. Com as alterações, a menor tarifa para automóvel, caminhonete e furgão custará R$ 10,70, enquanto a mais alta será para Caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque (seis eixos), que custará R$ 64,10.

ANTT

A ANTT tem a função de regular e fiscalizar a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos. Segundo dados da agência, os cálculos das alterações tarifárias são realizados com base em três itens, os quais estão previstos em contrato. São eles: reajuste, revisão e arredondamento tarifário.

PorAline Rodrigues