Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, foi o palestrante do Tá em Pauta

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande recebeu nesta sexta-feira, 12, o vice-presidente da República Federativa do Brasil, Hamilton Mourão, na reunião-almoço Tá em Pauta. O tradicional encontro empresarial da entidade debateu o tema “Conjuntura nacional atual com seus reflexos para Rio Grande e a metade sul”. Participaram do evento autoridades como o vice-prefeito do Rio Grande, Sérgio Webber; a deputada Federal Liziane Bayer, o deputado estadual Coronel Zucco e o Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara de Comércio, Paulo Bertinetti. Em sua fala, Bertinetti destacou a importância do trabalho da Casa nos temas regionais e defendeu os projetos estruturantes essenciais para a região como a conclusão das obras de duplicação da BR-116 e BR-392, no acesso ao Porto do Rio Grande e, a Usina Termelétrica que será um marco para o setor energético gaúcho. Bertinetti elogiou também o trabalho que o Exército Brasileiro vem fazendo nas obras da rodovia.

O vice-presidente Hamilton Mourão iniciou sua fala realizando um panorama da situação brasileira e mundial frente aos desafios apresentados como a pandemia e a Guerra na Ucrânia. Mourão falou que os países do ocidente estão tendo que buscar alternativas para que não mais fiquem dependentes dos países do leste europeu e da Ásia, nesse cenário o Brasil é uma ótima oportunidade: “temos espaço, uma indústria subutilizada e energia”, ressaltou ele.

Para a metade sul, Mourão falou sobre a importância da ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte, com sua ligação pela BR-101, momento em que foi aplaudido por todos os presentes. Sobre a Usina Termelétrica, em resposta à questionamento feito pelo presidente da entidade Paulo Bertinetti, comprometeu-se tão logo haja a troca da diretoria da ANEEL tratar o assunto de forma técnica e qualificada.

Ao final do evento, Mourão assinou o Livro de Visitantes Ilustres da Câmara de Comércio. Documento histórico assinado também por diversas outras autoridades civis e militares, entre elas, a princesa Isabel, em 1884. Bertinetti ainda presenteou o vice-presidente com o livro Sonhos de Pedra, do jornalista Klécio Santos. O Tá em Pauta é uma realização da Câmara de Comércio. O patrocínio é da Serra Morena, Sintermar, Granel Química, Yara Brasil e, Wilson Sons.

Informações para a Imprensa