Aconteceu na noite de sexta-feira, 27, o jantar comemorativo aos 175 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande

O evento foi prestigiado por inúmeras autoridades, entre elas, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O evento lotou o salão nobre da entidade.

“Aqueles 224 empreendedores que iniciam essa história em 1844 devem estar orgulhosos com a caminhada, a passos largos, dessa Casa para o seu bicentenário, sempre protagonista nos principais assuntos da Cidade e da região sul do Brasil”, afirmou o presidente da entidade Antônio Carlos Bacchieri Duarte. Ele prosseguiu: “Ao longo da história, a Câmara de Comércio sempre esteve ao na vanguarda dos grandes movimentos e ações de interesse local. Lutamos pelo porto organizado, pelos Molhes da Barra, e pelo Porto Novo. Apoiamos a concretização da FURG e mais recentemente lutamos incisiva e enfaticamente pela retomada das obras da BR-116”, complementou.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite participou, do jantar comemorativo aos 175 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. Para o governador, a celebração da quase bicentenária instituição é uma demonstração de como o Estado é forte. “Temos uma economia vibrante, talento, vocação para o empreendedorismo e disposição para o trabalho. A agenda de desenvolvimento gaúcha está focada no aumento da competitividade do Rio Grande do Sul. Histórias como a da Câmara de Comércio servem de exemplo e de inspiração para novas iniciativas de crescimento”, disse. Leite também mencionou o fortalecimento da integração regional. “Observo, como orgulhoso filho da região Sul, a integração maior entre as cidades da região. Não precisamos dividir, podemos somar esforços”, concluiu.

Para comemorar os 175 anos, a entidade escolheu duas personalidades para serem agraciados com o título de Rio-grandino Ilustre e uma empresa para receber o Troféu Câmara de Comércio. “Um destaque especial aos nossos homenageados: a nossa neurocientista Angela Wyse, uma mulher brilhante e ao executivo José Carlos Mendes Marques, dos diretores da Lenovo, pessoas internacionalmente reconhecidas e que a Câmara de Comércio tem a honra de agraciar por levarem longe o nome de nossa cidade. Da mesma maneira o Troféu Câmara de Comércio entregue a Bianchini S/A Indústria, Comércio e Agricultura, que desde 1977 está na cidade. Uma empresa que tenho um carinho muito grande, uma admiração pessoal e profissional e cujo reconhecimento partiu da proposta de associados e referendado por nossa diretoria”, concluiu o presidente Bacchieri.

Jornalista André Zenobini – AZ Comunicação