Bacchieri participa de reunião de integração da Federasul

O presidente da Câmara de Comércio do Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, participou nesta quarta-feira, 13, da reunião de Integração da Federasul em Porto Alegre. O plano de Distanciamento Social Controlado do Rio Grande do Sul, em vigor desde o último final de semana (9 e 10), que adotou uma série de quesitos técnicos (como uso de “bandeiras”), que contribuem para a identificação da situação regional da infecção pelo coronavírus, pautou grande parte da reunião.

A presidente da Federasul, Simone Leite, reiterou que o sacrifício que toda a sociedade está passando, precisa ser compartilhado com todos os Poderes, principalmente com aqueles que ganham mais de R$ 15 mil, além de redução do número de CCs. “Esses não sabem o que é sacrifício. Estão pedindo comida por aplicativo e assistindo o que há de melhor em streaming. A conta tem que ser dividida com todos, até porque o coronavírus não escolhe classe social, todos somos suscetíveis”, afirmou.

No encontro, o presidente Bacchieri comentou sua situação pessoal com relação ao Coronavírus. Também em sua fala, o presidente Bacchieri abordou as questões do município do Rio Grande e a inflexibilidade do Executivo Municipal com relação a abertura do comércio. “Queremos maior participação empresarial nos Comitês técnicos para que possamos ouvir a área da saúde e também propor algumas alternativas. Um comitê que tivesse o poder público incluso, mas não o poder público sendo uma barreira entre os empresários e a saúde”, afirma Bacchieri. Ainda comentou sua participação no Pampa Debates defendendo esse posicionamento.

O médico infectologista Ricardo Zimerman falou sobre isolamento social, fechamento de escolas e indústrias, entre outros. Na sua opinião, “prever curvas não é confiável. Só nos livraremos da pandemia quando boa parte da população tiver contato e anticorpo ao vírus”, disse ele. Outro participante da Reunião de Integração foi o chefe do Ministério Público do RS, Fabiano Dallazen, que falou sobre o papel que a Instituição vem desempenhando diante do cenário de crise. A Federasul, por fim, anunciou que encaminha ainda na quarta (10) um ofício ao MP/RS para buscar junto ao Órgão uma melhor compreensão e sensibilização do Governo do Estado no tocante à retomada da economia, principalmente no Vale do Taquari, conhecido por “Vale dos Alimentos”.

(Texto ACS Federasul modificado pela ACS Câmara de Comércio)