Bacchieri participa de reunião do CAP

O presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, participou nesta sexta-feira, 07, da reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande e defendeu a importância de um entrosamento entre a dragagem federal e a necessidade de dragagem nos berços dos terminais. A reunião ocorreu na sede administrativa da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro foi tratado sobre o andamento da obra de dragagem do canal de acesso ao Porto e o superintendente Fernando Estima enfatizou sobre as conversas entre Suprg e terminais para que as empresas também realizem a obra para poder atuar com os novos calados. “É a primeira vez que vemos o Estado fazer esse alinhamento e isso é ótimo tendo em vista que aproximando os terminais da obra em andamento podemos negociar de forma coletiva e aproveitar os equipamentos que já estão na região”, afirmou Bacchieri. A dragagem que está ocorrendo não atinge os berços dos terminais que operam no porto. Ou seja, cada um é responsável por adequar o seu terminal a profundidade do canal principal.
“O custo disso é de cada um dos terminais, mas se conseguirmos utilizar a área de descarte liberada pelo Ibama e o equipamento que já está em Rio Grande, teremos o custo reduzido. Todos ganham ,e discutir tanto isso quanto um processo de dragagem permanente. Ao invés de 16 milhões de m³ a cada cinco anos se passe a fazer dragagens de um milhão. É a melhor solução para o nosso porto”, garante Bacchieri. A reunião contou ainda com a presença do deputado Fábio Branco debatendo a questão dos pedágios na região sul e também as mudanças da Receita Federal.

Jornalista André Zenobini – AZ Comunicação