Câmara de Comércio lança Comitê de Inovação

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27, o lançamento do Comitê de Inovação da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O encontro contou com a participação de diversas empresas associadas da entidade e autoridades públicas, como o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima e o cônsul honorário da Noruega do RS, Antony Baptista. A reunião foi coordenada pelo presidente da casa, Paulo Bertinetti, e pelo diretor de Inovação da entidade, Rafael Sá.

“Estamos aqui no espírito colaborativo. De trocas de experiências”, afirmou Sá durante a abertura do evento. A Câmara de Comércio busca ser um facilitador desse processo de inovação na Cidade do Rio Grande. “Temos na cidade o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que existe há dez anos mas que tem agora uma proposta, com vários membros. Esse conselho tem quatro hélices , poder público, academia, segmento empresarial e sociedade, para transformar Rio Grande num ecossistema de inovação”, afirma ele.

Dentro do Comitê o objetivo é que de forma conjunta possa existir um canal de conversa e busca por soluções que são necessidades para mais de uma empresa. A partir disso, fomenta-se a geração de uma nova matriz econômica, dentro da linha de inovação tecnológica. “Só há transformação se houver conexão entre os entes”, afirma Rafael Sá.

“A inovação pode acontecer em diversos segmentos, independente de área. Essa diversidade ajuda a fazer essas trocas. Adaptar insights e conceitos para cada um dos negócios”, explicou Rafael Sá sobre a importância da diversidade de atividades econômicas presentes. Durante a dinâmica da tarde, foram feitos alguns questionários na busca por avaliar o pensamento do grupo sobre os processos de inovação e também para conhecer a realidade das empresas presentes. A partir de agora o grupo passará a realizar reuniões sistemáticas para debater os assuntos que forem surgindo a partir dos debates realizados.

Informações sobre o Comitê podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]