Câmara de Comércio sediou Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande sediou entre 03 e 05 de abril o Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul. O evento é uma realização do APL Marítimo RS, Portos RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e conta com patrocínio do BDRE, Wilson Sons e Badesul. Este evento está em sinergia com o Grande Pacto da Inovação no município do Rio Grande e integrou a programação do 1º Festival do Mar – Festimar. A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande foi apoiadora do evento.

O presidente Paulo Bertinetti participou da abertura oficial do evento na segunda-feira, 03. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o presidente do APL Marítimo, Arthur Rocha Baptista; o presidente da CDL, Marcelo Valente; o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; o Deputado Federal, Alexandre  Lindenmeyer; o diretor geral da Antaq, Eduardo Nery; o reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo; o gerente de planejamento e desenvolvimento, Fernando Estima, o Comandante do 5º Distrito Naval vice-almirante Sílvio Luís dos Santos e o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles.

Já no último dia de evento, Bertinetti participou do painel “Distritos Industriais e Portos do Rio Grande do Sul”. O painel foi apresentado pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Derly Fialho, e pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O painel teve como debatedores além de Bertinetti, do presidente do Sindanave/RS, Fernando José Fuscaldo Júnior; e do empresário e conselheiro da Portos RS,  Leonardo Vanzin. O moderador foi o vice-presidente do Conselho de Administração da Portos RS, Eduardo Teixeira.

“Através da indústria a gente consegue ter o desenvolvimento da região. Tu consegues ter recursos melhores para sociedade poder fazer o dinheiro da região circular melhor entre as pessoas, consequentemente tu tens um comércio melhor. O que nós precisamos é que o Estado tenham definitivamente um olhar para o desenvolvimento industrial”, concluiu ele.

Informações para a Imprensa

Crédito Imagem: Rodrigo Lopes