Fábio Branco palestra na Câmara de Comércio

O secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul Fábio Branco palestrou na última segunda-feira, 02, na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande sobre “As ações de um Governo do Estado em prol de um novo futuro” fazendo uma análise de seu trabalho junto ao Governador José Ivo Sartori e dos demais secretários do Executivo Estadual. O presidente da Câmara de Comércio e coordenador do Movimento Aliança Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, lua abertura do evento, pediu ao secretário abordasse assuntos pertinentes à cidade, tais como a situação da Santa Casa do Rio Grande, a questão da Dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, e a revitalização do aeroporto.

Durante a conversa, Branco destacou os princípios do governo Sartori, além das mudanças feitas ao longo de 2015-2018 no cenário do Estado, em meio a crise econômica em que se encontra. O chefe da Casa Civil destacou também inúmeras ações de governo utilizadas para retirar o Estado desta crise, exibindo também as marcas positivas deixadas pelo governo que participou. Fábio Branco apresentou a principal determinação do Governo José Ivo Sartori: segurar os gastos públicos para controlar a dívida do Estado editando um decreto do controle de gastos, criando a Lei de Responsabilidade Estadual e também a diminuição do tamanho do Estado.

Em um balanço feito de sua própria gestão, Fábio Branco elogiou a coragem do governador Sartori por assumir o Estado num momento de grave crise econômica. “Me honrou bastante quando assumi a secretaria de um Estado bastante doente, de um momento difícil, e de uma doença complexa e séria. Saindo agora deste momento, me honra bastante estar ao lado do governador pela coragem de fazer o enfrentamento que foi feito. Estamos precisando de gestores sérios que tem a capacidade e a coragem de fazer esse enfrentamento” relata.

Fábio Branco também pontuou a importância do trabalho tanto como secretário de desenvolvimento ou como Chefe da Casa Civil para estar mais próximo e tentar resolver alguns problemas pontuais da cidade. “Eu só sou deputado e estou na Casa Civil hoje porque a população de Rio Grande e de São José do Norte, o maior percentual de votos que recebi, me deu essa oportunidade. Algumas pessoas me disseram que me elegeram para ser deputado, mas estando na Casa Civil vejo o quanto foi importante ter uma relação mais próxima dos deputados e secretários, além de tentar encontrar algumas soluções apesar da situação complexa e difícil do Estado, mas conseguindo evoluir” reflete Branco. Por fim, branco respondeu alguns dos questionamentos feitos mostrando que com o estancamento da crise o Estado voltará a pagar em dia e realizar os repasses necessários aos hospitais. Sobre o Porto, mesmo a obra sendo federal, falou do empenho e disposição do Governo do Estado para resolver os impasses travados entre as autoridades públicas e sobre o aeroporto de Rio Grande falou do projeto de avançar a aviação regional pelo interior gaúcho e que a cidade será abrangida pelos investimentos no setor.

Também foram apresentados alguns investimentos realizados pelo governo que beneficiaram a cidade do Rio Grande, gerando a movimentação na economia e novos empregos em diversas áreas de empresas instaladas na cidade e de novos empreendimentos que já estão liberados para atuação. O prefeito Alexandre Lindenmeyer, o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande Danilo Giroldo, o diretor superintendente do Porto do Rio Grande Janir Branco, empresários e demais autoridades estiveram presentes para assistir à conversa com o político. Ao final, foi aberta para perguntas e debates entre os presentes junto à Fábio Branco. Este foi um dos últimos atos de Branco como Chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul visto que em breve ele retorna para a Assembléia Legislativa como Deputado Estadual.

André Zenobini – Assessoria Imprensa Câmara de Comércio RG