Núcleo da Mulher Empreendedora realiza Mulheres que Inspiram Evento celebrou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

O Núcleo da Mulher Empreendedora da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande realizou, na noite da última terça-feira, 19, o evento Mulheres que Inspiram. O momento, planejado desde março, celebrou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, e contou com o painel “As diferentes formas de empreendedorismo” mediado pela jornalista Brenda Vieira. As painelistas foram a empresária Nelci Xavier, proprietária da franquia SCA em Rio Grande, a diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico Rosâni Ribeiro e; a Major do Corpo de Bombeiros Cristiane Oliveira. Ainda contou com a palestra da mundialmente reconhecida neurocientista Angela Wyse.
O vice-presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande Clóvis Klinger abriu a ocasião elogiando a atuação do Núcleo. “Parabenizo essas mulheres pelo excelente trabalho que estão desempenhando na nossa entidade”, exaltou. Logo após, Angélica Minasi, coordenadora do Núcleo, parabenizou as nucleadas e ressaltou as diferentes formas de empreendedorismo que as mulheres exercem e ainda a luta que a classe feminina tem para uma igualdade salarial e de direito em relação aos homens. “A conversão de “empreendedoras” em “donas de negócios” é 40% mais baixa quando comparado aos homens. Há uma desistência maior entre nós pelos desafios que nos circulam. Um deles, é que as donas de negócio ganham 22% menos do que os homens”, ressaltou. Ao final do discurso, enalteceu o grupo de nucleadas pelo exercício anual: “o núcleo foi criado justamente com esse proposito, para que nós possamos estar reunidas discutindo e debatendo o nosso dia a dia, dificuldades e temores”.
O painel teve início com Rosâni Ribeiro que apresentou a sua experiência como gerente regional do SEBRAE na Região Sul, agora aplicada como diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico. Rosani falou da inovação dentro do empreendedorismo, e de sempre estar com a mente aberta para o novo, com a união do empreendedorismo e a juventude empreendedora. “Eu trabalhei no SEBRAE e fui uma das coordenadoras do projeto de indicação geográfica do Posto de Pelotas, que depois vinha a ser reconhecido nacionalmente. Então, eu protagonizei esse processo, e vi mulheres extremamente humildes, transformarem as suas vidas e de suas famílias através dessa alavanca do empreendedorismo e do apoio entre si, do grupo”.
Nelci Xavier falou da sua experiência como empresária e gestora da equipe em Rio Grande. Ela contou da sua trajetória dentro da empresa, percebendo que era preciso inovar como empresa e equipe. “Percebi que poderia fazer diferente. No meu trabalho, a gente precisa de muitas pessoas para desenvolver todo o processo. O sucesso está ligado aos nossos colaboradores”, salientou.
Major Cristiane Oliveira falou como empreender na carreira militar, buscando novas posições para cargos que, antes, eram essencialmente masculinos. “A sociedade ainda é muito machista. Nós mulheres não representamos nem 10% das mulheres que existem nas forças armadas. Mas a partir do momento em que nós mulheres nos dispomos a tentar uma carreira militar, estamos dispostas a aceitar os novos desafios”, exaltou a Major.
A palestrante da noite foi a neurocientista, professora da UFRGS e membro titular da Academia Mundial de Ciências, Angela Wyse. Angela ministrou a palestra “Emoção e cognição: empreendedorismo feminino”, e falou sobre a neurociência e toda a sua trajetória como empreendedora acadêmica. Ao final, recitou uma “neuropoesia” que dedicou as mulheres empreendedoras presentes.
O final do evento ocorreu sorteio de brindes das empresas nucleadas e parceiras do Núcleo da Mulher Empreendedora. O evento teve como patrocinadores a Adote um Doce; Arb.Legal; AZ Comunicação; Live Centro Estético; Constantina; Lavanderia Dellas Clean; Dr. Hsu Yuan Ting – Clínica de Urologia; Instituto de Ensino Domingues; Studio Nubia Micael – embelezamento do olhar; Otica Estima; Ponto Técnico; Rafael Ferreira & Anadon Advocacia; SC Contabilidade e Consultoria; Supercargo; Top Gear; Loja Única; Laboratório Wilde e; Yacht Café. Apoio: DEM-BAS Embalagens; Casa da Mãe Joana; Terê Marita e; Didi Borges Fotografia.

Jornalista André Zenobini – AZ Comunicação