Prefeito e comitiva entregam carta-documento em defesa do Polo Naval a governador do estado

O prefeito Alexandre Lindenmeyer e comitiva entregaram ao governador do estado, José Ivo Sartori, uma carta-documento em defesa do Polo Naval assinada por vários órgãos e entidades da região Sul. O documento (em anexo no final desta matéria) foi entregue durante audiência com o governador na capital na tarde desta terça-feira (13).

A comitiva composta por representantes das prefeituras de Rio Grande e São José do Norte, Associação dos Prefeitos da Zona Sul (AzonaSul), APL Polo Naval, Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG), FEDERASUL, FURG, Câmara de Vereadores, Câmara do Comércio, CDL e Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados foi até Porto Alegre em prol da manutenção da Indústria Naval na região.

No Palácio Piratini, os envolvidos na pauta defenderam a importância do estado do Rio Grande do Sul, especialmente os municípios da região da metade Sul, unirem forças na defesa do Conteúdo Local, priorizando a continuidade da Indústria Naval. A comitiva lembrou aspectos que assinalam a importância da permanência do setor, entre eles a qualificação profissional adquirida na área ao longo dos últimos anos pelos trabalhadores de Rio Grande e entorno, o fato da região já ter produzido um número significativo de plataformas nos estaleiros locais e o forte engajamento da comunidade regional em favor desta política industrial.

“Se comparado ao começo da Indústria Naval na região, hoje nós temos uma situação privilegiada. Hoje os estaleiros estão construídos e a mão de obra está qualificada. A Petrobras precisará construir nos próximos anos vários navios para o armazenamento de petróleo. Nada mais plausível que se construa no Brasil, enxergando Rio Grande e São José do Norte como oportunidades para continuidade destas construções e não as levando para fora do país”, reiterou o prefeito Lindenmeyer.

Ao receber o documento, o governador acenou o endossamento da pauta pelo Governo Estadual na defesa da Indústria Naval. Amanhã (14), no período da manhã, José Ivo Sartori tem audiência marcada com o presidente da República, Michel Temer em Brasília. Durante a reunião fará a defesa do setor naval em prol da região Sul do Estado.

O prefeito e comitiva se colocaram à disposição para compor a audiência, uma vez que também estarão em Brasília amanhã discutindo a situação da Indústria Naval nos ministérios da Casa Civil e de Minas e Energia; além de participar de uma reunião com o coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso, o deputado Giovani Cherini.

Na segunda-feira (19) parte da comitiva participará de uma reunião no Rio de Janeiro com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), a fim de discutir estratégias para a continuidade do setor nos municípios de Rio Grande e São José do Norte. São presenças confirmadas nesta reunião o presidente do Sinaval, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.

Assessoria de Comunicação/PMRG