No dia 27 de setembro, a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande realiza o jantar comemorativo aos seus 180 anos de atividades na defesa do associativismo e empreendedorismo no município e na região sul. A entidade empresarial, a mais antiga do Rio Grande do Sul, irá celebrar a data realizando uma série de homenagens. Neste ano, o Troféu Câmara de Comércio será entregue para Renato Aldair Menezes da Silveira, que com sua dedicação e abnegação, está trabalhando pela reestruturação da Santa Casa do Rio Grande.
Renato Silveira é administrador de empresas, iniciando em 2002 seu trabalho junto ao Grupo Guanabara. Atualmente é o presidente da Associação de Caridade da Santa Casa de Rio Grande, complexo hospitalar com mais de 300 leitos e referência para 28 municípios.
A Câmara de Comércio foi fundada em 26 de setembro de 1844, inicialmente como Praça do Comércio, depois tornou-se Associação Comercial e desde 1919 mantém a denominação atual. A entidade de classe começou a surgir quando os comerciantes do município se reuniram informalmente para dar um teatro à comunidade, o Sete de Setembro, inaugurado em 1832, e para melhorar as condições de atracação no Porto do Rio Grande com a importação de uma draga dos EUA. Na casa do comerciante Antônio Teixeira de Magalhães, à Rua do Peixe, depois Formosa (atual General Osório), foi assinada a ata de fundação, por 224 comerciantes. Desde então, a Câmara de Comércio atuou fortemente nas demandas da comunidade, como a construção dos Molhes da Barra, da criação do superporto, da consolidação da FURG e, mais recentemente, da duplicação da BR-116.
O Jantar comemorativo aos 180 anos da Câmara de Comércio ocorrerá no dia 27 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão Nobre da entidade. Os convites já estão sendo comercializados na secretaria, pelos telefones (53) 3231.2399 e/ou (53) 98405.3187. Sócios da entidade possuem valor diferenciado.
Informações para a Imprensa
André Zenobini (53) 98123.3094
[email protected]