Tá em Pauta recebe CEO do Grupo Cobra no Brasil tratando sobre a Usina Termelétrica

Nesta sexta-feira, 25, a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande realizou a reunião-almoço Tá em Pauta. O primeiro grande encontro presencial desde 2020 da entidade recebeu o CEO do Grupo Cobra no Brasil Jaime Llopis. Ele abordou o tema “Além da Termelétrica do Rio Grande: uma nova fronteira para o desenvolvimento do RS”.

O presidente da Câmara de Comércio Paulo Bertinetti abriu o evento reforçando a importância do projeto da UTE Rio Grande para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Bertinetti reforçou a importância do alinhamento de vontades políticas e empresariais, que se uniram para esse tão esperado projeto. Jaime Llopis abriu sua fala abordando que o projeto da UTE é “um projeto de todos da Cidade do Rio Grande”. Além disso, também apresentou o Grupo Cobra com os ativos que já possuem no Estado e no Brasil. Ele exemplificou a atuação da empresa com o Consórcio Chimarrão. 

Sobre a UTE Rio Grande, Llopis falou sobre a planta de regaseificação que será pioneira no Brasil e também da geração de energia que poderá ser utilizada tanto pelo Distrito Industrial em Rio Grande quanto por outros municípios. Ele apresentou o projeto que conta com: usina termelétrica; estação de armazenamento e regaseificação; píer para descarga de navios de GNL; gasoduto de criogênico de GNL e de Gás natural e; linha de transmissão. 

Segundo ele, “precisamos de uma matriz energética sólida e o gás tem um papel fundamental, que não pode ser ignorado. Precisamos definir modelos econômicos de geração de energia nesse momento de transição para que as futuras gerações não precisem arcar com estes custos”. Além disso, Llopis falou sobre a importância do relacionamento com as empresas locais e que há disposição do Grupo Cobra em entender o que há disponível na cidade para a contratação de prestadores de serviços e materiais. 

O secretário de Estado de  Meio Ambiente e Infraestrutura Luiz Henrique Viana destacou que para o governo do Estado, o projeto da Usina Termelétrica sempre foi uma das prioridades elencadas pelo Governador e que houve um grande esforço de todos tanto na sua pasta quanto na Fepam para que o processo seguisse seu curso com todo respaldo técnico e agilidade necessários. Por fim, o Prefeito Fábio Branco reforçou que já está trabalhando junto ao Sebrae para que haja um mapeamento das empresas locais que podem vir a ser fornecedores do Grupo Cobra e que há total sintonia entre os entes públicos e o setor privado para que os projetos avancem no município do Rio Grande. 

O Tá em Pauta é uma realização da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande com o apoio do Grupo RBS. O patrocínio é do Sintermar, Yara Brasil, Wilson,Sons e Serra Morena.

Informações para a Imprensa
André Zenobini
[email protected]
(53) 98123.3094