Câmara de Comércio comemora 174 anos

Na noite de sexta-feira, 28, aconteceu o jantar comemorativo aos 174 anos de fundação da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O evento aconteceu no Salão Nobre da entidade e contou com diversas homenagens. O evento foi marcado pela presença de autoridades e empresários do município e de toda a região sul.
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara de Comércio, Antonio Carlos Bacchieri Duarte, agradeceu às empresas apoiadoras essenciais ao desenvolvimento do trabalho realizado e salientou a importância do associativismo na cidade. “Somos a entidade empresarial mais antiga do Estado e a quarta mais antiga do país. A ideia do associativismo iniciou aqui em Rio Grande e perdura até hoje, com a forma mais objetiva de acompanhar o poder público, cooperando para o desenvolvimento econômico, cultural, turístico e social do município, estado e país.”, disse ele. Após, fez referência aos homenageados da noite Lair Hanzen, Gustavo Manhago, Vinícius Sucena e Simone Romanelli.
A presidente da Federasul, Simone Leite, também falou sobre a importância da entidade e dos homenageados. “Nesta noite, a Câmara de Comércio homenageia Riograndinos ilustres que de alguma forma contribuíram com a sua comunidade e alçaram voos. Quero cumprimenta-los e dizer que homenagens servem como combustível para seguirmos em frente.”, disse ela. A presidente da Federasul foi aplaudida pelo seu posicionamento a favor de um voto consciente dizendo que as eleições do dia 07 de outubro são muito importantes para o futuro do Brasil.
A primeira homenagem foi feita a Luis Gustavo Manhago como Riograndino Ilustre. Manhago é jornalista do Grupo RBS e atua nos veículos de comunicação como Rádio Gaúcha e Zero Hora. “Estou muito feliz de estar aqui esta noite. Amo Rio Grande e exaltarei a cidade sempre que puder. Tenho muito orgulho por ser homenageado pela Câmara do Comércio e pela cidade do Rio Grande, onde nasci e constituí família.”, disse Manhago.
O segundo homenageado foi Vinicius Teixeira Sucena, também como Riograndino Ilustre. Sucena trabalha como assessor da Casa Civil da Presidência da República. “Estou emocionado de estar aqui, agradecido com o carinho que a minha cidade oferece. Agradeço à Câmara do Comércio, especialmente ao presidente e diretores associados, pela honra que me concederam.”, disse ele.
Simone Romanelli recebeu o Troféu Câmara do Comércio pelo seu trabalho a frente do Asylo de Pobres e como presidente do Conselho Municipal do Idoso. “Agradeço a todos que me ajudaram e ajudam nos projetos dentro do Asylo, em especial à minha equipe. Se hoje estou aqui é porque lutamos para que a instituição não fechasse.”, disse Simone.
A última homenagem foi feita à Lair Hanzen com o Troféu Câmara do Comércio. Hanzen é vice-presidente da Yara Internacional e presidente da Yara Brasil. “É uma honra para mim e para a Yara sermos agraciados e homenageados desta forma por uma entidade tão longeva, que há 174 anos investe no desenvolvimento desta cidade.”, disse o homenageado. A empresa e Hanzen foram destacados pelo investimento de mais de um bilhão de reais que está fazendo em Rio Grande.