Câmara de Comércio incentiva projeto Tribos Jovens Empreendedores

Inscrições para o projeto seguem até o dia 30 de abril.

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande incentiva que as escolas rio-grandinas participem do Projeto Tribos Jovens Empreendedores da Parceiros Voluntários. A Parceiros é um braço social da Câmara há 21 anos. O Tribos Jovens é uma parceria com o Sebrae (RS) que está com inscrições abertas para participação de educadores de escolas públicas, privadas e que atuam em projetos sociais em todo o estado. As inscrições ocorrem até o dia 30 de abril.

A Parceiros Voluntários em conjunto com o Sebrae RS, através do programa Educação Empreendedora, leva a alunos e educadores do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a metodologia Tribos Jovens Empreendedores, que já foi sucesso em 2021. Autoconhecimento, empatia, cooperação, prática social, empoderamento e protagonismo jovem são alguns dos valores que fazem parte da iniciativa criada pela ONG há 18 anos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo na identificação e resolução de questões presentes em suas comunidades. Desde o ano passado, a metodologia propõe o desenvolvimento de competências empreendedoras no período de três anos, por meio de capacitações online em assuntos como habilidades socioemocionais, liderança, tecnologias digitais e prática social.

O projeto prevê o aprendizado por meio de um ciclo de três anos, que foi especialmente planejado de modo que o desenvolvimento da metodologia seja progressivo e complementar. Esse ano, as experiências terão foco na inovação, a fim de estimular ainda mais a criatividade dos participantes. Por isso, foi realizada uma parceria com a Instituição de Ensino Superior IMED, para fortalecimento dos conteúdos que envolvem tecnologia, além da facilitação de professores especialistas na área. “A ideia é, a cada ano, proporcionar uma experiência enriquecedora para educadores e alunos, a fim de, realmente, oportunizar que Tribos contribua para o projeto de vida dos estudantes”, conta Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários. 

Os estudantes que participaram de Tribos Jovens Empreendedores no ano passado já têm sua vaga garantida nos próximos dois anos do projeto. Eles receberão certificado especial indicando sua participação nessa ação que tem chancela da UNESCO. As capacitações acontecerão pelo Google Meet: 8h para os educadores e 16h para os estudantes. 
 
As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril através dos links:
Inscrição Educadores: http://bit.ly/InscriçãoEducadoresTJE
Inscrição Alunos: http://bit.ly/InscriçãoAlunosTJE