Câmara de Comércio recebe alunos da escola São Luiz Gonzaga

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande recebeu na tarde de terça-feira, 17, a visita dos estudantes do 3º ano da escola São Luiz Gonzaga. As duas turmas puderam conhecer a história de 179 anos da entidade e conhecer o icônico prédio localizado às margens da Lagoa dos Patos.

A professora Tatiane Santos de Alvarenga, da turma do 3º ano A, explicou que “essa visitação acontece a partir dos estudos deles sobre os pontos turísticos de todo o país, trazendo mais a fundo os da nossa cidade. Com um projeto literário para as crianças com a temática Príncipes e Princesas, este local foi escolhido, sobretudo, também pois aqui foi recebida a visita da princesa Isabel. Então, isto é um registro importante para o conhecimento deles, pois fica registrado que dentro da nossa própria cidade há espaços históricos e que merecem a valorização dos estudantes”. A visita a que se refere a professora aconteceu em 31 de dezembro de 1884, quando a princesa imperial e seu marido, o conde D’EU, estiveram visitando os comerciantes da então Praça do Comércio.

O prédio da entidade teve sua pedra fundamental lançada em 1935 e a inauguração aconteceu em 26 de setembro de 1942. Nele estão guardadas obras de arte, pinturas e muitos detalhes que o tornam único. “Esse projeto foi trabalhado para que as crianças conheçam os pontos turísticos e importantes da nossa cidade. Conhecendo esses locais do município, as turmas elegeram a escadaria da Câmara de Comércio como a mais bonita, por este motivo que eles vieram conhecer ela pessoalmente hoje. Essa proposta traz para as crianças uma imersão dentro destes pontos, tornando o aprendizado sobre estes locais históricos para Rio Grande algo dinâmico e interessante”, afirma o professora Dulcinara Lackmann Zimpeck, da turma do 3º ano B.

A Câmara de Comércio mantém de forma permanente um projeto de recebimento de escolas e grupos que queiram conhecer o prédio da entidade. A visitação é guiada e gratuita e as solicitações devem ser realizadas pelo e-mail [email protected] .