Carolina Bahia fala do panorama político em Rio Grande

Aconteceu nesta quarta-feira, 25, a 45ª reunião-almoço Tá em Pauta da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. A palestrante do mês foi a jornalista Carolina Bahia, principal colunista política do Grupo RBS atuante nas diversas plataformas de comunicação da empresa. A jornalista trouxe a palestra: “Eleições 2018 e o quadro político depois da Lava Jato“.

Na abertura do evento, o presidente Antônio Carlos Bacchieri Duarte agradeceu a presença da convidada e falou da importância dela apoiar e tratar de assuntos como a dragagem do Porto do Rio Grande e a duplicação da BR-116. Ele também ressaltou o fato de jornalista ter sido a primeira palestrante do projeto Tá em Pauta. “Carolina Bahia é a madrinha do evento visto ter sido nossa primeira convidada palestrante“, afirma ele.

Carolina Bahia iniciou falando do panorama econômico e do fato de a sociedade não ter ainda sentido os efeitos da melhora da economia. Logo em seguida iniciou no tema política avaliando a prisão do ex-presidente Lula e o impacto disso nas eleições de 2018. “O PMDB não tem um nome para ser apresentado como candidato a Presidente da República. Não imagino que o presidente Temer será candidato”, avalia ela. Sobre Henrique Meirelles, ela afirma que ele precisa ser conhecido nacionalmente para ter chances de concorrer ao cargo de chefe do executivo nacional.

“País sem estabilidade política e econômica não tem credibilidade no mercado externo e o segredo do sucesso é a estabilidade. Só se investe onde se sabe a regra do jogo”, afirma ela. Ainda segundo ela, as opiniões estão polarizadas e carece ao país a falta de liderança idônea suprapartidária. Carolina ainda ressaltou a importância de cuidar as informações nas redes sociais e no que as pessoas compartilham.

Carolina resgatou as dificuldades econômicas do Brasil nos últimos 30 anos que levou as mudanças de moedas seguidas. “Quem sobrevive a todas essas mudanças? A maior vitória foi o Plano Real que foi mantido”, afirma ela. Já na crise política, Carolina falou da fragilidade do segundo governo Dilma Rousseff. “A lava jato vale a pena? Essa pergunta vocês devem ter se feito varias vezes porque sentiram na pele os efeitos disso. Na minha opinião, vale a pena”, afirma ela.

O Tá em Pauta é realizado pela Câmara de Comércio desde 2011 e ocorre uma vez ao mês no horário das 11h45 às 13h30. Ao longo do almoço, o palestrante apresenta suas ideias e experiências sobre a pauta em questão. O apoio é do Grupo RBS e o patrocínio é da Refinaria Riograndense, Sintermar, Guanabara, Tecon, Vetorial e Yara Brasil.

Fotos: André Zenobini