Cezar Schirmer apresenta panorama da Segurança Público em Rio Grande

Aconteceu nesta sexta-feira, 18, a 41ª reunião-almoço Tá em Pauta, da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O evento teve como palestrante o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer. A pauta do evento foi “Segurança Publica: cenários e diagnósticos”.

O presidente da Câmara de Comércio, Antônio Carlos Bacchieri Duarte realizou a abertura do evento proferindo uma fala sobre a importância do debate e da presença das autoridades estaduais em Rio Grande para assim, perceberem os entraves na segurança do município. Bacchieri ainda agradeceu a presença das autoridades, entidades de classe de toda a região sul que estava presente no evento.

“Rio Grande vem perdendo efetivo da Brigada Militar. Quantos serão necessários para nossa cidade? A operação Avante em Porto Alegre é referencia e gera onde de sensação de segurança. Quando teremos isso em Rio Grande? São essas as pautas que queremos com todos os presentes debater e ouvir as estratégias para garantir e devolver a segurança para nossa sociedade”, afirma o presidente.

Segurança Pública

O secretário estadual de Segurança, Cézar Schirmer destacou as ações que estão sendo tomadas no Governo do Estado para os problemas da segurança pública. Em sua fala, iniciou com um panorama do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Somente tendo ciência do panorama gravíssimo podemos debater, é preciso ter informações sobre a realidade da segurança pública no país”, afirma ele.

“A soma de homicídios de 150 países do planeta se equivalem ao número de mortes no país considerando o mesmo período”, afirmou o secretário enquanto apresentava os dados nacionais de segurança. Segundo ele, ainda, o Estado do Rio Grande do Sul é o 19º colocado entre as unidades da federação em número de homicídios. O 21º no que tange estupros e ainda o 6º em roubo de carros. “A Guerra na Síria matou menos do que as situações do Brasil”, conclui ele.

A situação prisional também foi mencionada: “precisamos mudar nossa consciência sobre o detento após a saída dele para que possamos reinserir ele na sociedade”. Segundo o secretário, a segurança pública deve ser tratada com uma visão sistêmica e integrada entre diversos conceitos que passam por um sistema de prevenção, policiamento ostensivo, investigação policial e sistema prisional. “Gestão e tecnologia são fundamentais para isso”, afirma.

Participaram do evento prefeitos da região sul, representantes dos movimentos de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte. Também esteve presente o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Além disso, compareceram autoridades civis, militares e imprensa

Setembro

O evento é uma parceria da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande e do Grupo RBS e a cada mês recebe uma personalidade para debater assuntos de interesse da comunidade e do empresariado. O próximo “Tá em Pauta” ocorrerá no dia 13 de setembro, com o jornalista da RBS, Marcelo Rech.