Governador do RS palestra no Tá em Pauta

O Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, foi o palestrante da reunião-almoço Tá em Pauta da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. O evento lotou o Salão Nobre da entidade para acompanhar o evento que teve como tema “Avançar na Logística”. Além disso, também foi realizada o ato de celebração da implantação da Portos RS como empresa pública.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara de Comércio, Paulo Bertinetti, que destacou a importância da presença do governador nos assuntos da cidade. Destacou ainda a implantação da Portos RS como um dos legados deixados à cidade. Por fim, Bertinetti ainda reforçou a luta pela implantação da Termelétrica Rio Grande.

Portos RS

Antes da palestra do Governador, ocorreu a solenidade de instalação da empresa pública Portos RS. O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger e o ex-superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, acompanharam a assinatura do termo instalação.

Foram chamados ao palco os conselheiros fiscais da Portos RS: Cristian Marciano Küster, Renato Aldair da Silveira e, Thiago Lorenzom. Já o conselho de administração é formado por: Bruno Queroz Jatene, Eduardo Teixeira Neto, José Fernando Marchiori, Leonardo Drumond Vanzin, Thierry José Rios, Diogo Piloni e Silva, e Jacqueline Andrea Wendpap.

O ex-superintendente Fernando Estima em sua fala destacou o trabalho realizado para a implantação da empresa pública, bem como, a importância dos recursos oriundos da atividade portuária ficarem no caixa da Portos RS. Já o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, reafirmou que conta com toda a comunidade portuária da cidade para desenvolver ainda mais o futuro do complexo portuário do Rio Grande do Sul.

Governador

O Governador Ranolfo Vieira Júnior falou sobre a importância das medidas executadas durante os últimos quatro anos no sentido de ajuste e controle fiscal para que o Rio Grande do Sul pudesse voltar a realizar investimentos em obras estruturantes. Ele destacou ainda, que a Portos RS terá maior independência financeira, administração mais profissionalizada e capacidade de avançar na gestão dos portos, dando maior competitividade ao sistema portuário gaúcho.

Destacou ainda que foram R$ 178 milhões transferidos da conta da SUPRG no Caixa Único para a conta da Portos RS, o que permitirá a realização de melhorias no completo portuário, com ganhos de flexibilidade e autonomia.

Demandas

Logo após o Tá em Pauta, prefeito Fábio Branco apresentou demandas que considera como prioritárias para a cidade nesse momento. Entre elas, a Santa Casa da Cidade do Rio Grande. Nesse quesito, prefeito solicitou que o governo analise a situação financeira da entidade e que possa através de uma operação financeira aliviar as contas da entidade. Pediu ainda que recursos para custeio sejam liberadas através do Avançar na Saúde. Também foi pedido apoio ao Governador para que os recursos disponíveis no Fundo Ambiental da Portos RS possa ser rapidamente liberados para o Hospital.

Por fim, na área de segurança pública, prefeito Fábio Branco destacou que os índices de homicídios estão afetando a rotina da cidade e que o Estado precisa olhar ainda mais para solucionar este caso. Por fim, Governador Ranolfo Vieira Júnior assinou o Livro de Presenças da Câmara de Comércio.

Tá em Pauta

O Tá em Pauta é um evento realizado mensalmente pela Câmara de Comércio com o apoio do Grupo RBS. Patrocinam o evento, a Yara Brasil Fertilizantes, Sintermar-RG, Serra Morena, Granel Química e, Wilson Sons.

Informações para a Imprensa