“Negócios em Foco” é sucesso de público na Câmara de Comércio

O evento ‘Negócios em Foco: Conectando Gigantes a Empreendedores Locais’, que ocorreu nesta quarta-feira, 22, na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, foi um sucesso. Foram 15 grandes empresas compradoras e cerca de 100 empresas vendedoras que puderam realizar uma aproximação visando possíveis negócios futuros. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Fábio Branco; presidente da PORTOS RS, Cristiano Klinger; vice-presidente da Câmara de Comércio, Rafael Sá; gerente do SICREDI, Marcos Roberto Buttow, coordenador do Pacto pela Inovação Guilherme Estima e; analista de Articulação Territorial SEBRAE RS, Fabrício Burkert.

Durante a abertura, o prefeito Fábio Branco destacou que ainda apenas cerca de 20% daquilo que o município compra vem de vendedores locais. Segundo ele, eventos como esse são essenciais para aproximar e entender as necessidades das empresas compradoras, como também, as possibilidades das empresas vendedoras. Branco destacou a cartela de serviços públicos que podem comprar mais no município como Prefeitura, Porto e FURG e também o potencial do setor privado. “O vendedor precisa ter preço, qualidade e agilidade na entrega”, afirmou Branco.

O evento foi formalizado a partir de uma parceria da Câmara de Comércio com o Sicredi, utilizando a metodologia e expertise do SEBRAE, em rodadas de negócios. “Esse é um movimento que ele pode alicerçar a mudança da economia do Rio Grande”, afirmou Marcos Roberto Buttow, gerente do Sicredi. Para o vice-presidente da Câmara de Comércio, Rafael Sá, “estamos fomentando o desenvolvimento da economia local. Isso gera desenvolvimento, renda e oportunidades. A partir desse encontro estamos olhando para frente, analisando os próximos passos, que é entender dos dois lados aquilo que impede o relacionamento. Ouvir compradores e vendedores para poder enxergar os gargalos e buscar as soluções desses gargalos. É um caminho que vamos percorrer para aumentar esse percentual de negócios gerados em nossa cidade”.

Para Fabrício Burkert, analista de Articulação Territorial SEBRAE RS, “é de extrema importância fazer esse evento de conexão com as grandes oportunidades que existem em Rio Grande. Precisamos tornar rotineira essa aproximação entre as empresas. Mais negócios sendo fechados e gerados com empresas locais, mais qualidade de vida para as pessoas”. Foram 15 grandes empresas entre públicas e privadas como compradoras: FURG, Guanabara, Portos RS, Refinaria Riograndense, Tecon Rio Grande, Yara Brasil, Hospital Monporto, Sicredi, Prefeitura do Rio Grande, Lifemed, Bunge, Badesul, Termasa e Tergrasa, Unimed e Cootracam. O evento faz parte das atividades parceiras ao Grande Pacto pela Inovação.

Informações para a Imprensa