Parceria busca viabilizar empregos a jovens cumprindo medidas socioeducativas

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande e Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social assinaram na manhã desta quarta-feira, 10, um termo de cooperação que visa o encaminhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de prestação de serviço comunitário para as empresas associadas. O termo foi assinado pela secretária Cristina Juliano e pelo presidente Antônio Carlos Bacchieri Duarte. A Câmara incentivará agora as empresas industriais do Rio Grande para que façam a adesão ao projeto.

“O problema dos adolescentes é de toda a sociedade e nós como entidade de classe não podemos nos virar de costas. É um dos nossos deveres auxiliarmos na reinserção desses jovens oportunizando-lhes um foco de vida, que é o trabalho”, avalia o presidente da entidade. O termo nasce da necessidade de proporcionar aos adolescentes, espaços de desenvolvimento de autonomia responsável e a reflexão crítica de ações e circunstâncias cotidianas vivenciadas, tanto no que diz respeito ao ato infracional pelo qual cumpre a medida, quanto pelas relações com a comunidade com vistas à sua gradativa inclusão social.

A secretária Cristina Juliano ficou muito satisfeita com a assinatura do termo e agora espera que os setores industriais informem se aderem e o número de vagas que serão colocadas a disposição. “Com o incentivo da Câmara acreditamos que as vagas serão abertas e tão logo sejamos informados iremos trabalhar para selecionar o jovem com o perfil da atividade”, destaca ela. A Câmara de Comércio irá disponibilizar aos seus associados a cópia do termo de cooperação para que todos tenham ciência de como o processo funcionará.

“Sou muito otimista e vejo que essa é uma parceria que pode gerar bons frutos como também para o Estado. Levarei o projeto para Federasul para mostrar o exemplo que Rio Grande está dando. Pessoalmente me empenharei de levar aos diretores das empresas associadas a importância da participação nesse projeto”, conclui Bacchieri. A próxima reunião de diretoria da entidade será no próximo dia 15 de janeiro e o assunto já será uma das pautas. Participaram da assinatura ainda a assessora do Juíado da Infância e Juventude, Fabiane Brum Becker; a coordenadora do CREAS, Andreia Soares e; o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Rudimar Tonini Soares.
Por André Zenobini