Secretário de Inovação de Porto Alegre, Carlos Pinto da Silva Filho, realiza palestra na Câmara de Comércio

Nesta terça-feira, 5, a Câmara do Comércio do Rio Grande realizou mais uma edição da reunião-almoço “Tá em Pauta”. O evento, realizado no Salão Nobre, recebeu o secretário de Inovação da cidade de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Ele abordou o tema “Estratégia de inovação da cidade de Porto Alegre”.

O vice-presidente da Câmara de Comércio, Rafael de Sá, realizou a abertura do Tá em Pauta destacando o novo conceito de inovação do município. “Hoje realizamos a Mesa do Grande Pacto com a academia, sociedade civil, poder público e setor empresarial reunidos debatendo projetos, cocriando e potencializando cada um deles”, afirmou Sá. Ainda, destacou o projeto desenvolvido pela Câmara, “Escola de Investidores”.

Durante o evento, Carlos Klein, da empresa Ventiur apresentou o projeto Escola de Investidores realizado pela Câmara de Comércio em parceria com a Oceantec/FURG. Durante a solenidade, foi realizada a entrega de certificados para os participantes da primeira edição: Aléssio Almada, Artur Gibbon, Cristiano Rotta Gonçalves, Fábio Cunha, Francisco De Oliveira, Jair Buffon, Jonas Gibbon Costa, Leonardo Reichow, Luiz Carlos Teixeira Zanetti, Marcelo Valente , Marcos Simões Trevisan Santos, Mauri Maximino Machado Jr, Mauro Meirelles Leite, Rafael De Sá, Rafael Ferreira, Rafael Grantham, Sergio Lipinski e Vinicius Oliveira. “Quando mais turmas estiverem formadas estaremos no caminho para criar um fundo regional para aceleração de startups”, concluiu Sá.

Palestra

Além de secretário de Inovação em Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Pacto Alegre ( Pacto pela Inovação de Porto Alegre). Além disso, Luiz Carlos coordena grupos de pesquisa sobre inovação urbana e gestão de risco de desastres e é membro do Conselho Superior da FAPERGS e do Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) / FIERGS.

“Hoje, em Porto Alegre, criamos um grupo que em poucas ligações se consegue falar com o prefeito ou o empresário”, afirma Luiz Carlos Pinto da Silva sobre a união iniciada na capital a partir do Pacto Alegre. Ainda, o secretário de Inovação de POA destacou que as cidades precisam ser organizados para as pessoas, pensando na usabilidade delas dos equipamentos dos municípios.

O secretário trouxe a experiência da rede POA Hub que realiza reuniões mensais com todos os atores de inovação do município. No processo de construção de uma nova realidade ele abordou os passos que foram dados ao longo do caminho, desde as primeiras reuniões de diagnósticos até o início da Aliança para Inovação e um grande chamado para a sociedade. Por fim, Luiz Carlos Pinto da Silva deixou a mensagem que é importante a inspiração em outros municípios mas que cada um possui sua trajetória e a história do Grande Pacto rio-grandino tenha o próprio caminho, com suas bases.

Tá em Pauta

O Tá em Pauta é uma reunião-almoço empresarial promovido pela Câmara de Comércio com o apoio do Grupo RBS. O patrocínio é da Rocha Terminais Portuários, Serra Morena, Sintermar, Granel Química, Yara Brasil e, Wilson Sons.

Informações para a Imprensa