Tá em Pauta reinicia com a presença de Fábio Branco

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande retomou a realização da reunião Tá em Pauta durante a tarde de quinta-feira, 05. O evento que está apresentando um formato on-line em função das medidas contra o coronavírus realizou a transmissão para as redes sociais da entidade. O primeiro convidado foi o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco.

O presidente da entidade, Paulo Bertinetti, abriu o evento virtual ressaltando que a entidade retomou as reuniões Tá em Pauta para ouvir os principais players do desenvolvimento rio-grandino. Até o final do ano, ao menos uma edição por mês será realizada. Bertinetti já anunciou que o próximo convidado será o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, no mês de setembro.

Fábio Branco

O primeiro palestrante do novo formato do Tá em Pauta foi o prefeito rio-grandino Fábio Branco que iniciou apresentando o cenário encontrado ao assumir o Paço Municipal da Cidade do Rio Grande. “Temos um déficit em 2021 de mais R$113 milhões. Estamos elaborando pela primeira uma Lei Orçamentária Anual a ser enviada a Câmara de Vereadores escancarando a realidade do município”. Além disso, Branco informou que Rio Grande está com Nota C no indicador de liquidez da Capag.

Em contrapartida, Branco informou que está focado na atração de investimentos e empresas e que “o maior programa social que podemos fazer é a geração de emprego”. Seu modelo de gestão está focado em quatro pilares: Qualidade de Vida, Governança e Gestão, Desenvolvimento Econômico e Sustentável e, Infraestrutura Inteligente.

Durante o evento também foi abordada a importância da criação dos comitês de Inovação e Governança. Branco também destacou a necessidade de valorização dos servidores que necessitam de um novo plano de carreiras para que os salários sejam verdadeiramente atualizados.

Por fim, Branco respondeu questionamentos do presidente da entidade, Paulo Bertinetti, e do público das redes sociais. Durante as respostas, o prefeito municipal reafirmou que para resolver os principais gargalos de infraestrutura é preciso focar nas soluções possíveis e não em projetos mirabolantes. Além disso, assumiu o compromisso com a entidade em uma solução para o cruzamento da rua Eng. Alfredo Huck com Val Porto, bem como, também anunciou que determinou a retomada da LIC Municipal como um vetor de desenvolvimento e recuperação de nossa história e cultura.

Tá em Pauta

O Tá em Pauta é uma realização da Câmara de Comércio com o apoio do Grupo RBS. O patrocínio é do grupo Wilson Sons, Supermercado Guanabara, Sintermar e Yara.