Visitação ao acervo da Câmara de Comércio

O Salão da Memória da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande está disponível para visitação pública. Existem atividades culturais para faixas etárias diversas abordando a história da entidade de classe mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. Todas as visitas são gratuitas e podem ser realizadas tanto para escolas quanto para a sociedade, sempre de terça a quinta-feira, para grupos de cinco a 20 pessoas.

A Câmara de Comércio busca estimular o conhecimento democrático-cidadão, a pesquisa, a difusão de informações históricas e o encontro físico entre o passado e o presente. A equipe do acervo estabelece roteiro que norteia a visitação, conforme o objetivo do visitante, mas sempre valorizando a historia da instituição. As visitas são guiadas pelo prédio de estilo modernista com utilização da linguagem arquitetônica da vertente Art-Déco que oportuniza também ao visitante, conhecer o rico acervo de 53 obras de valor artístico-histórico-cultural, como quadros, pinturas-murais, vitrais, esculturas, tapeçarias e mobília de época.

Por fim, no acervo da instituição encontram-se informações sobre a Viação Aérea Gaúcha (SAVAG); a fábrica Swiift; cortiços e plantas de casas antigas; o significado do brasão da Câmara de Comércio; debutantes de 1965; e a chegada de navios da Alemanha em 1902, entre outros. O agendamento de visitas pode ser realizado pelo telefone (53) 3231.2399 ou por-email: [email protected]

André Zenobini