Yara Brasil apresenta processos de inovação e sustentabilidade ambiental no Tá em Pauta

Com foco na sustentabilidade dentro da indústria de fertilizantes, a edição mensal do Tá em Pauta Online, realizado pela Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, nesta quinta-feira, 21, contou com a presença do diretor de Operações da Regional Sul da Yara Brasil, Lucas Elizalde, engenheiro químico formado na Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O tema do evento foi “A transformação da indústria de fertilizantes e a perspectiva do agronegócio”. O Tá em Pauta foi mediado pelo diretor Torquato Ribeiro Pontes Netto.

A Yara chegou em Rio Grande a partir da aquisição da Adubos Trevo no início dos anos 2000. “A empresa enxergou o potencial da agricultura brasileira e logística aqui na nossa cidade”. A Yara está encerrando um investimento bilionário para duplicar a capacidade de produção, acreditando na cidade e no Brasil. “Esse projeto coloca a unidade Rio Grande preparada para absorver o crescimento do setor”.

Um mercado que cresce e pensa cada vez mais verde

Durante sua fala, Elizalde destacou que os grandes players do setor e o agronegócio demandam processos cada vez mais verdes. “As empresas querem entregar produtos com menor emissão de carbono”, explicou ele. “Esse é um norte que o agro está migrando. Como se pode trazer mais produtividade e rentabilidade para a cadeia como um todo, impactando menos o ambiente”. Por fim, o diretor de Operações da Regional Sul da Yara Brasil destacou as soluções da empresa para descarbonizar a produção dos alimentos.

Estiveram presentes no evento o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, e o presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Branco. O Tá em Pauta tem o patrocínio dos Supermercados Guanabara, Wilson Sons, Sintermar e Yara Brasil. O Grupo RBS é apoiador do Tá em Pauta.